O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Bem-Vindo a Evel


Elétrica - Mecânica - Hidráulica - Combate a Incêndio



A EVEL é uma empresa no ramo de instalação e manutenção elétrica e hidráulica, sistemas de segurança contra incêndio, treinamento, consultoria e assessoria, cujo direcionamento está voltado em atender empresas privadas, estatais e centros comerciais tendo como meta a necessidade e satisfação do cliente.


A empresa é o resultado de estudo no mercado de trabalho, a qual foi planejada detalhadamente por profissionais experientes tendo anos de vivência na área e, onde nosso diferencial é fornecer a solução na instalação e manutenção com qualidade de serviços.


  DICAS

Evitando Incêndios.

Leia mais

Quando da constatação de um incêndio, recomenda-se que sejam tomadas as seguintes providências:


1) Telefonar para o Corpo de Bombeiros da seguinte maneira:


- dar o endereço correto, um ponto de referência, o número do telefone que está usando, o nome de quem está falando e fornecer as informações que lhe forem solicitadas;



- desligar o telefone;


- aguardar aos lado do aparelho telefónico, a chamada de confirmação a ser feita pelo telefonista do Corpo de Bombeiros.


2) Identificar o material em chamas (combustível) e combatê-lo com o tipo de aparelho extintor adequado;


3) Desligar a energia elétrica do andar ou setor em que o fogo se manifestar;


4) Armar linha de mangueira do hidrante mais próximo; se comprimento da mangueira não for o suficiente, juntar outros lances de outros hidrantes;


5) Retirar das proximidades do fogo todo material combustível que possa facilitar a sua propagação, tais como: móveis, cortinas, carpetes, tapetes, etc;


6) Proteger-se do calor e da fumaça quando do combate ao fogo, molhando roupas, cabelos, improvisando máscaras de pano molhado amarrando-a ao rosto, usando para tanto toalhas, cobertores e etc;


7) Móveis de aço, esvaziados, podem ser utilizados como barreira à propagação do fogo, se convenientemente dispostos;


8) As pessoas que estão fora do prédio devem afastar-se do local, deixando livre as vias públicas para que os carros de bombeiros possam circular com necessária rapidez;


9) Colaborar com os bombeiros, seguindo à risca as suas instruções, procurando auxiliar quando solicitado, mas evitando sempre atrapalhar os seus movimentos.


Instalação Elétrica.

Leia mais

Ao executar uma instalação elétrica, ou durante sua manutenção, procure tomar os seguintes cuidados:


Antes de qualquer intervenção, desligue a chave geral (disjuntor ou fusível).


Teste sempre o circuito antes de trabalhar com ele, para ter certeza de que não está energizado.


Desconecte os plugues durante a manutenção dos equipamentos.


Leia sempre as instruções das embalagens dos produtos que serão instalados.


Utilize sempre ferramentas com cabo de material isolante (borracha, plástico, madeira etc). Dessa maneira, se a ferramenta que você estiver utilizando encostar acidentalmente em uma parte energizada, será menor o risco de choque elétrico.


Não use jóias ou objetos metálicos, tais como relógios, pulseiras e correntes, durante a execução de um trabalho de manutenção ou instalação elétrica.


Use sempre sapatos com solado de borracha. Nunca use chinelos ou calçados do gênero – eles aumentam o risco de contato do corpo com a terra e, conseqüentemente, o risco de choques elétricos.


Nunca trabalhe com as mãos ou os pés molhados.


Utilize capacete de proteção sempre que for executar serviços em obras onde houver andaimes ou escadas.


Instalação Hidráulica.

Leia mais

O abastecimento de água é feito através de tubulações, geralmente enterradas ou embutidas nas paredes, alimentadas a partir de uma concessionária, que fornece o produto já tratado.


Após passar pelo cavalete e hidrometro, é alimentada a(s) caixa(s) d'água, que posteriormente abastece os pontos de consumo através de tubulações (pvc, cobre, ferro, etc)


A distribuição de água para as peças passa basicamente nas paredes e possuem registros que comandam o fluxo


Para evitar a falta de água, alguns pontos devem ser observados:


a) verificar se há vazamentos, goteiras, manchas de umidade nas paredes e pisos, que podem indicar problemas nas tubulações.


b) manter a torneira da bóia limpa. Retirar o acumulo de detritos na entrada da mesma;


c) manter o hidrômetro em perfeito estado. Quando houver suspeitas de impurezas no hidrômetro, chame a concessionária responsável para limpá-lo.


d) veificar se as torneiras, vasos sanitários, registros, etc., estão em boas condições, sem vazamentos ou desregulados.